quinta-feira, 8 de novembro de 2012


        Os cães fizeram adaptações incriveis, para se tornarem o que são hoje na relação entre a especie e principalmente entre o Homem bem como no ambiente, onde moramos: Cidade;  Campo; Moradia, ou Apartamento...
        A especie Canina veem-se severamente obrigados a serem flexiveis nas suas vidas sociais, tamanho e aspecto.
        Nós os modificamos, geneticamente muitas vezes errôneamente, para
Satisfazer, os nossos caprichos, emocionais, de status quo, ou por apenas pela beleza da raça, ou porque o vizinho ou amigo tem um igual, ou porque a raça “X” está em voga no mercado. Ignorando completamente a sua herança ancestral, a sua origem.
        Temos por exemplo os Terriers que para muitos são um mimo, um animal de companhia excelente (não estou a dizer que não são), mas porque existem donos que se surpreendem e ficam desiludidos, com a raça porque tem o quintal todo cheio de covas? Não se informaram que esta raça mágnifica, bem como tantas as outras tem a sua função que é inato vem no sangue, pois foram “Criados, transformados” para a caça de texugos e raposas, fazendo-os escavadores natos..
      Esquecem ou nem querem saber que o Labrador Retriever, não é um cão de guarda, mas sim um excelente companheiro de brincadeira, e um buscador nato, cão que o seu meio natural é a água, mas porque oiço gente que se queixa, que o seu Labrador atirou-se para a piscina nova, ou para o mar rio ou barragem? Se faz parte da sua HERANÇA genética?
Existem raças para quase todas as situações dois factos inegáveis o cão é o melhor amigo do Homem impossivel viver sem um ou dois, na nossa vida pois muitas vezes são eles que nos acarinham e nos levantam o astral para cima, mas com mais de 360 raças escolha com cuidado a sua para poder propocionar o tempo o espaço e a alimentação e treino correcto. Pergunte-se para que precisa de um cão? E o seu cerebro dará a resposta, para companhia, para guarda etc... dentro das respostas informe-se no mundo Canino qual a melhor para si. Cuidado com falsos criadores, pergunte sempre quanto tempo são criadores da respectiva raça, cuidado com gente que cria 3 ou mais raças, pouco saberão de cada uma. Exija do criador uma consulta geral de um Veterinário(a) á sua escolha com o seu novo amigo de quatro patas, exija a caderneta de saude actualizada, e se possivel o chip electrónico já no animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário